Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o musical "West Side Story", de Bernstein, no Ópera Completa

Programa traz uma versão operística e vencedora do Grammy deste musical, com Kiri Te Kanawa, José Carreras e Tatiana Troyanos, e regência do próprio Bernstein

Ópera Completa

No AR em 18/10/2020 - 15:00

No Ópera Completa deste domingo (18), em homenagem aos 30 anos de morte do compositor, pianista e maestro Leonard Bernstein, vamos apresentar um de seus dramas musicais mais conhecidos: “West Side Story”.

Leonard Bernstein é famoso por reunir elementos distintos em suas composições, como a música europeia, o jazz e até mesmo ritmos latino-americanos. Uma prova desta diversidade de Bernstein está em uma de suas composições mais famosas: “West Side Story”.  Composta por dois atos e com libreto de Arthur Laurents, este grandioso sucesso da Broadway, que no Brasil recebeu o título de “Amor, Sublime Amor”, se inspirou em “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, e conta a história de um romance proibido entre membros de duas gangues do subúrbio de Nova Iorque. 

“West Side Story” estreou na Broadway em 1957, com direção e coreografia de Jerome Robbins. O sucesso deste musical foi tão grande que ele foi apresentado por mais de 730 vezes antes de sair em turnê. A produção recebeu seis nomeações ao Tony Awards, incluindo de melhor musical, e a sua adaptação para o cinema, de 1961, dirigido por Robert Wise, ganhou nada menos do que dez prêmios no Oscar. 

Este consagrado musical possui inúmeras passagens conhecidas, como “Maria”, “Tonight”, “Somewhere” e “America”. Em 1984, o próprio compositor Leonard Bernstein conduziu pela primeira vez essa sua obra-prima, com cantores líricos no lugar de artistas de musicais. Apesar de não ter agradado a alguns defensores de um “musical puro”, o CD recebeu o prêmio Grammy em 1985, e conseguiu atrair o ainda um público apreciador de óperas. Esta gravação, que será apresentada no programa, conta com grandes nomes como Kiri Te Kanawa, José Carreras e Tatiana Troyanos, e é tida como a versão operística deste musical. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 16/10/2020 - 16:50

Mais do programa