Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“La Clemenza di Tito”, de Mozart, é o destaque do Ópera Completa deste domingo

No programa, uma gravação vencedora do prêmio “Diapason d’Or”, com o tenor alemão Werner Hollweg no papel principal, o Coro e a Orquestra de Viena e a regência de James Levine

Ópera Completa

No AR em 21/08/2021 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (22) apresenta “A clemência de Tito”, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Encomendada para a coroação de Leopoldo Segundo como Rei da Boêmia, “La Clemenza di Tito”, de 1791, foi praticamente a última ópera de Mozart, que a escreveu em menos de vinte dias. Na ocasião, Mozart teve que interromper a produção da sua última grande ópera, “A flauta mágica”, para finalizar o pedido do futuro rei. Apesar de não ter tanto prestígio quanto “A flauta mágica”, ou as suas três óperas em parceria com Lorenzo da Ponte (“As bodas de Fígaro”, “Don Giovanni” e “Così fan tutte”), a ópera em dois atos “A clemência de Tito” é uma das grandes obras-primas de Mozart, e foi bem aceita na ocasião de sua estreia, em 6 de setembro de 1791 no Estates Theatre, em Praga.

Baseado na obra homônima de Pietro Metastasio, o libreto em italiano escrito por Caterino Mazzolà foca em alguns aspetos essenciais da vida em comunidade, tais como o poder, a tolerância, o amor, a fidelidade, entre outros.

O programa selecionou uma gravação lançada em 2017 e vencedora do prêmio “Diapason d’Or” deste mesmo ano, com o tenor alemão Werner Hollweg no papel principal, além do Coro e a Orquestra de Viena e a regência de James Levine.

 
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.
 

Criado em 21/08/2021 - 11:42

Mais do programa