Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Dardanus”, de Jean-Philippe Rameau, é o destaque do Ópera Completa deste domingo

No programa, uma gravação lançada em março de 2021 com o tenor francês Cyrille Dubois e o maestro György Vashegyi.

Ópera Completa

No AR em 19/09/2021 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (19) apresenta Dardanus, ópera em cinco atos de Jean-Philippe Rameau

A tragédia musical Dardanus é a terceira ópera séria de Rameau, e seu libreto (originalmente em francês) foi escrito por Charles-Antoine Leclerc de La Bruère. Com enredo baseado na história de Dárdano, filho de Zeus e Electra, a ópera narra o caso de amor proibido entre o jovem guerreiro Dardanus e Iphise.

A estreia da ópera ocorreu em 19 de novembro de 1739, na Académie Royale de Musique, em Paris, mas não agradou muito ao público. Apesar de apresentar uma obra de grande riqueza musical, Rameau enfrentou diversas críticas que apontavam o libreto como dramaticamente fraco.

O compositor, porém, não desistiu de investir em sua obra: após diversas revisões, "Dardanus" estreou novamente em 15 de abril de 1769 com grande sucesso de crítica, se tornando uma das maiores obras de Rameau.

Além das alterações feitas por Rameau, a ópera “Dardanus” passou por muitas versões modernas e apresentações em formatos distintos. No programa, confira a versão de 1744, em uma gravação lançada em março de 2021 e destaque do BBC Music Magazine, com o tenor francês Cyrille Dubois no papel título, além das sopranos Judith van Wanroij e Chantal Santon Jeffery, o Coro Purcell e a Orquestra Orfeo, sob a regência de György Vashegyi. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 18/09/2021 - 09:33

Mais do programa