Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça “Porgy and Bess”, de Gershwin, no Ópera Completa

No elenco, os solistas: Alvy Powell, Marquita Lister, Nicole Cabell e Lester Lynch. Regência de John Mauceri

Ópera Completa

No AR em 07/08/2022 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (7) apresenta Porgy and Bess, do compositor norte-americano George Gershwin. 

Conhecida por juntar características da ópera tradicional com a música folclórica americana negra (em especial o jazz e o blues), Porgy and Bess estreou em 10 de outubro de 1935 no Alvin Theater, de Nova York, com um elenco de atores negros, o que foi considerado uma ousadia para a época. A ópera em três atos possui libreto de Du Bose Heyward e Ira Gershwin, inspirado no livro e peça teatral Porgy, também de Heyward. O enredo narra a história de um grupo de pescadores, do início da década de 1920, que vive em um cortiço na região fictícia de Catfish Row, em Charleston, no Estado da Carolina do Sul. 

Na época do lançamento, Porgy and Bess sofreu certa resistência por parte de setores do meio operístico, que apenas a consideravam um musical e não verdadeiramente uma ópera. Hoje em dia, entretanto, ela faz parte do repertório internacional de óperas de todo o mundo e possui inúmeras músicas famosas, como Summertime, I got plenty o’ nuttin e I loves you, que também são executadas isoladamente tanto no repertório jazzístico quanto orquestral.

O programa traz uma gravação com os solistas Alvy Powell, Marquita Lister, Nicole Cabell e Lester Lynch, além da regência de John Mauceri.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Tags:  George Gershwin

Criado em 02/08/2022 - 11:34

Mais do programa