Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça a ópera "Falstaff", de Giuseppe Verdi

O Ópera Completa traz uma recém-lançada gravação com Bryn Terfel, Erika Grimaldi, Luca Salsi e a regência de Jesús López Cobos

Ópera Completa

No AR em 07/05/2023 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (07) traz uma das gravações mais recentes da ópera “Falstaff”, de Giuseppe Verdi, lançada em fevereiro de 2023. 

A ópera cômica em três atos “Falstaff”, foi a última obra do gênero composta por Verdi. O compositor havia ficado mundialmente reconhecido por suas óperas trágicas, como “Rigoletto”, “Il trovatore” e “Aída”, e resolveu, em "Falstaff", elaborar uma composição mais divertida. O libreto escrito por Arrigo Boito é baseado nas obras “As Alegres Mulheres de Windsor” e “Henrique Quarto”, de Shakespeare, e conta a história do boêmio fanfarrão Falstaff, abordando sentimentos humanos profundos de forma bastante leve. 

A estreia de “Falstaff” ocorreu no Teatro alla Scalla, em Milão, em 9 de fevereiro de 1893, e como esperado, foi um sucesso entre o público e a crítica da época. Na plateia, estavam grandes artistas, entre eles o poeta Giosuè Carducci, o dramaturgo Giuseppe Giacosa, e os compositores Pietro Mascagni e Giacomo Puccini. 

No programa , ouça uma das gravações mais atuais desta ópera, realizada ao vivo no Festival de Verbier, na Suíça, em julho de 2016, e lançada agora, em fevereiro de 2023, com Bryn Terfel, Erika Grimaldi, Luca Salsi e a regência de Jesús López Cobos. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 04/05/2023 - 17:23

Mais do programa