Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

La Boheme, de Puccini, é o destaque deste domingo

No programa, uma gravação lançada em abril de 2022, com Merūnas Vitulskis, John Molloy, Ben McAteer e regência de Sergio Alapont

Ópera Completa

No AR em 09/07/2023 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (09) traz uma das gravações mais atuais de “La Boheme”, de Puccini, lançada em abril de 2022, com Merūnas Vitulskis, John Molloy, Ben McAteer e regência de Sergio Alapont. 

Constituída de quatro atos, “La Boheme” é, sem dúvida, uma das óperas mais populares e frequentemente apresentadas em todo o mundo. O libreto de Giuseppe Giacosa e Luigi Illica é inspirado em um romance francês de Henri Murger intitulado “Cenas da vida da Boemia”, e conta a história da vida parisiense (ao mesmo tempo alegre e difícil), de artistas no início do século XIX. A obra estreou em primeiro de fevereiro de 1896, em Turim (na Itália), e traz uma música que reflete toda a profundidade da história que é, ao mesmo tempo, tocante, cômica, realista e romântica. A temática do ciúme, bastante comum tanto nas óperas quanto na vida pessoal de Puccini, também é retratada em “La Boheme”, através dos dois casais protagonistas Mimi e Rodolfo, e Musetta e Marcelo. 

“La Boheme” possui algumas passagens que se tornaram verdadeiros clássicos do repertório operístico, como é o caso da ária "Che gelida manina", "Mi chiamano Mimi", o dueto "O soave fanciulla" e a Valsa de Musetta. O programa traz um álbum gravado a partir de uma transmissão ao vivo do Bord Gáis Energy Theatre, na Irlanda, em 13 de março de 2021, e lançado em abril de 2022, com Celine Byrne, Merunas Vitulskis, David Bizic, Anna Devin e a regência de Sergio Alapont.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 05/07/2023 - 17:13

Mais do programa