Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Il tríttico, de Giacomo Puccini, é o destaque deste domingo

Essa trilogia de Puccini inclui as óperas “Il tabarro”, “Suor Angelica” e “Gianni Schicchi”

Ópera Completa

No AR em 03/09/2023 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (3) apresenta a sequência de três óperas, Il trittico, de Giacomo Puccini. 

Essa trilogia de Puccini inclui as óperas “Il tabarro”, “Suor Angelica” e “Gianni Schicchi”, cada uma composta por um único ato. O tríptico teve sua estreia em 14 de dezembro de 1918 no Metropolitan Opera House de Nova Iorque. E no Brasil, a ópera foi apresentada pela primeira vez no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no ano de 1919, com regência do maestro italiano Gino Marinuzzi. De todas as três óperas do Il trittico, “Gianni Schicchi” é, certamente, a mais conhecida de todas, em especial pela sua famosa ária “O mio babbino caro”, que já foi gravada pelas principais sopranos da história. 

“Il Tabarro”, primeira das três óperas, foi escrita entre os anos de 1915 e 1916. O libreto de Giuseppe Adami baseia-se na peça “La Houpelande”, de Didier Gold, e gira em torno de um caso de traição. Entre as passagens de destaque desta ópera, está a ária para barítono “Nulla Silenzio”, que ouviremos na interpretação de Ingvar Wixell. 

A segunda ópera que faz parte do tríptico de Puccini é “Suor Angelica” (“Irmã Angélica”), que possui libreto de Giovacchino Forzano. Das três óperas, “Suor Angelica” foi a que, inicialmente, menos se tornou conhecida, e ficou fora dos palcos por anos. Porém, recentemente, esta peça tem sido redescoberta e passou a integrar o repertório de companhias de ópera por todo o mundo. Suor Angelica, que conta apenas com vozes solistas femininas, tem como trecho mais famoso a ária para soprano “Senza mamma”, que aqui ouviremos na interpretação de Renata Scotto. 

E a terceira e última ópera de Il Trittico é “Gianni Schicchi”, única ópera cômica escrita por Puccini. A obra é inspirada em um trecho da Divina Comédia, de Dante Alighieri, e, assim como “Suor Angelica” que acabamos de ouvir, tem libreto de Giovacchino Forzano. O destaque, como dissemos no início do programa, está na ária para soprano “O mio babbino caro”, na qual a personagem Lauretta expressa a seu pai os seus sentimentos por Rinuccio, rogando para que ele interceda em favor da família. A ária será interpretada aqui por Ileana Cotrubas.  

Você pode o Ópera Completa clicando no player.

Criado em 01/09/2023 - 14:10

Mais do programa