O programa Ópera Completa deste domingo (12) apresenta “Turandot”, de Giaccomo Puccini, em mais uma gravação em celebração dos 100 anos de Maria Callas.
Composta por três atos, "Turandot" é a última ópera escrita por Puccini, estreando no Teatro alla Scala de Milão em 25 de abril de 1926. Na verdade, o compositor morreu antes de finalizar a partitura, que foi completada posteriormente por Franco Alfano. Com libreto de Giuseppe Adami e Renato Simoni, que por sua vez se inspiraram em uma peça de teatro de Carlo Gozzi, a trama de "Turandot" se passa na China imperial, especificamente na Cidade Proibida, e aborda temas polêmicos da época, o que chocou a plateia no momento de sua estreia. Explorando o exotismo que estava em voga na Europa, a ópera incorpora temas musicais de inspiração chinesa e tornou-se uma obra única no repertório de Puccini.
E entre as passagens mais conhecidas de “Turandot”, de Puccini, podemos destacar a ária “Nessum dorma!”, interpretado pelo príncipe Calaf no início do terceiro ato. O programa traz uma gravação com Maria Callas no papel-título, em homenagem ao centenário da soprano greco-americana. O elenco conta também com o tenor Eugenio Fernandi, a soprano Elisabeth Schwarzkopf e regência de Tullio Serafin.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na Rádio MEC.