O Ópera Completa deste domingo (01) celebra os 170 anos de nascimento do compositor romântico alemão Engelbert Humperdinck, com apresentação de sua premiada ópera "Hänsel und Gretel".
Composta por três atos, “Hänsel und Gretel” (“João e Maria”) possui libreto de Adelheide Wette, irmã de Humperdinck, e é baseado no conto de fadas dos irmãos Grimm. Adelheide escreveu o libreto para uma apresentação doméstica, para ser encenada por seus filhos, e pediu a Humperdinck que compusesse alguns números musicais. A obra acabou evoluindo para uma ópera completa, estreando no Hoftheater em Weimar, em 23 de dezembro de 1893, sob a regência de Richard Strauss. No Brasil, a ópera foi apresentada pela primeira vez no Teatro Lírico do Rio de Janeiro, em outubro de 1902.
“João e Maria” é conhecida por sua fusão de temas inspirados em músicas folclóricas com elementos sofisticados que Humperdinck aprendeu com Richard Wagner. A ópera combina o encantamento infantil com uma profundidade dramática que ressoa tanto com crianças quanto com adultos. Apesar da temática, a obra possui alguns elementos sombrios do conto original, e é amplamente executada nas casas de ópera ao redor do mundo.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 17h, na Rádio MEC.