O Ópera Completa deste domingo (1) celebra o centenário da estreia de uma das mais importantes operetas do compositor húngaro-americano Sigmund Romberg: "O Príncipe Estudante".
Popular por sua trama romântica e canções marcantes, “O Príncipe Estudante”, de Sigmund Romberg, é uma opereta em um prólogo e quatro atos, composta em 1924. O libreto foi escrito por Dorothy Donnelly, inspirado na peça alemã “Alt Heidelberg”, de Wilhelm Meyer-Förster, que narra a história de um príncipe que se apaixona por uma jovem plebeia durante seu período de estudos em Heidelberg, na Alemanha. A peça original já era bastante conhecida e contribuiu para o apelo da versão musical. Estreada há cerca de cem anos, em 2 de dezembro de 1924, em um dos teatros da Broadway, a opereta foi um sucesso imediato, com mais de seiscentaas apresentações durante sua temporada original. Essa recepção calorosa consolidou “O Príncipe Estudante” como o trabalho mais bem-sucedido de Romberg e um dos grandes sucessos do gênero nos Estados Unidos.
Além disso, “O Príncipe Estudante” já foi adaptado para o cinema em várias ocasiões, sendo as versões de 1927 e 1954 as mais conhecidas. Entre os destaques musicais da opereta de Romberg, estão canções como Deep in My Heart, Drinking Song e a desafiadora serenata para tenor Overhead the Moon is Beaming, que permanecem entre os momentos mais lembrados da obra.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 17h, na Rádio MEC.