Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Clelia Iruzun interpreta Mignone e Schumann, no Plateia

O concerto foi realizado em 20 de setembro de 2024, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, como parte da série “Piano na Sala”.

Plateia

No AR em 15/12/2024 - 11:00

O programa Plateia deste domingo (15) apresenta o concerto da pianista Clelia Iruzun, realizado em 20 de setembro de 2024, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, como parte da série “Piano na Sala”.

Considerada uma das pianistas mais importantes de sua geração, Clelia Iruzun se destacou desde cedo no Rio de Janeiro, conquistando diversos prêmios ainda criança. Após sua formação na Escola de Música da UFRJ, aprofundou seus estudos na Inglaterra, onde foi aluna da renomada Maria Curcio na Royal Academy of Music, além de ter sido orientada por grandes nomes como Nelson Freire, Jacques Klein e Mercês de Silva Telles. Sua carreira internacional foi consolidada com a vitória no Concurso Paloma O’Shea, na Espanha, e desde então ela se apresenta nas mais prestigiadas salas de concerto, como o Wigmore Hall e o Grand Théâtre de Shanghai, além de ter gravado mais de dez álbuns.

O repertório inclui obras de Schumann e uma composição de Francisco Mignone, em homenagem à sua esposa, Maria Josephina Mignone, que faleceu recentemente, no dia 18 de julho de 2024. Francisco e Maria Josephina Mignone exerceram grande importância na vida de Clelia Iruzun. Segundo a pianista, o casal foi fundamental no apoio à sua carreira, e Mignone chegou a dedicar algumas de suas obras a ela.

Embora as linguagens de Mignone e Schumann sejam distintas, ambos compartilhavam um encantamento pelo fantástico. Na segunda parte do concerto, Clelia Iruzun apresentou um repertório dedicado a Robert Schumann, um dos principais nomes do Romantismo, sendo frequentemente considerado o mais romântico entre seus contemporâneos. Schumann teve sua vida marcada por episódios dramáticos, como seu relacionamento com Clara Wieck e problemas de saúde, o que refletiu em sua música. Conhecido também por sua personalidade enigmática, alternando entre momentos de lucidez e crises de depressão, Schumann possui uma destacada produção pianística, repleta de contrastes emocionais.

 

O Plateia vai ao ar neste domingo, às 11h, na Rádio MEC.

 

Criado em 12/12/2024 - 10:56 - Episódio Plateia 15/12/2024

Mais do programa