Representatividade negra é uma expressão que busca a construção de uma identidade. Temos representatividade quando vemos pessoas negras em posição de destaque na política, mídia, literatura, entre outros. A voz e visibilidade devem começar na infância e pensando nisso a escritora Sinara Rúbia, em parceria com o ilustrador Renato Cafuzo está lançando a coleção Griôs da Tapera.
A coleção de quatro coloridos livros traz relatos e histórias de griôs do Quilombo da Tapera, localizado no Vale do Cuiabá, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. "Narram hábitos, comportamentos, crenças ,valores que são contados no Quilombo da Tapera, por velhos adultos, jovens" contou a escritora Sinara e completou "São narrativas repletas de alegrias, emoção, sensibilidade"
Confira a matéria completa no link abaixo.
Sinara Rúbia é mãe, mulher negra, professora, formada em letras, mestranda em Relações Étnicas Raciais, pesquisadora de literatura infanto-juvenil negra e de contação de histórias de inspiracão Griô. Sinara ainda ministra cursos de Contação de História e Literatura Infantojuvenil Negra, e é criadora do Grupo Ujima, um coletivo que reúne contadores formados nesses cursos
A Rádio Animada vai ao ar todo sábado, das 8h às 10h, na Rádio MEC.