Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Animada celebra o Dia do Choro

Hamilton de Holanda, idealizador da data, falou sobre Pixinguinha na Reportagem Animada

Rádio Animada

No AR em 25/04/2020 - 08:00

Há quase 200 anos, em meados do século XIX, um som ecoava nas biroscas, esquinas e becos da zona portuária do Rio de Janeiro. Um som que trazia criatividade e improviso. Lá, onde era o palco da boemia, também foi o berço da primeira música urbana genuinamente brasileira: o choro.

Com um estilo diferente de interpretar gêneros europeus, como por exemplo, a polca, a quadrilha e a valsa, e uma mistura do ritmo africano Iundu, nasceu o choro, que tem como precursores grandes nomes como Joaquim Calado, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga.

Mas um garoto, carinhosamente apelidado por sua avó de “Pinzindim”, foi o responsável por consolidar esse gênero musical. Pinzindim, que em um dialeto africano significa “menino bom”, aprendeu a tocar flauta muito pequeno em sua própria casa e aos 14 anos já era músico profissional. Ele é o compositor de uma das canções mais conhecidas de todo o Brasil: "Carinhoso".

O bandolinista e compositor Hamilton de Holanda sugeriu a criação de um dia para lembrar e celebrar Pixinguinha e o choro.

Ele falou para a Rádio Animada sobre esse ícone da música brasileira: Pixinguinha

Confira no player acima,

Criado em 23/04/2020 - 13:42

Mais do programa