Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vida e Obra de Maria Clara Machado na Rádio Animada

O programa comemora o centenário dessa grande autora e dramaturga

Rádio Animada

No AR em 03/04/2021 - 08:00

A Rádio Animada desta semana apresenta um programa mais que especial! 

Celebrando a vida e obra de Maria Clara Machado transmitiremos entrevista, peças, histórias e trilhas sonoras. 

Maria Clara Machado
Maria Clara Machado, por TV Brasil

Maria Clara nasceu no dia 3 de abril de 1921, em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi uma escritora e dramaturga, autora de premiadissímas peças infantis e fundadora da escola de teatro Tablado. 

Nessa edição uma criança representa a pequena Clara, e um narrador trará detalhes de algumas peças atuadas e gravadas pelos atores, diretores e equipe do próprio Teatro Tablado, essas peças estão disponíveis no Youtube da escola,  são elas: O Dragão Verde, que esteve na temporada de 2007; Pluft, o Fantasminha da temporada de 2013, A Bruxinha que era Boa, representada em 2014; Camaleão e as Batatas Mágicas, desempenhada em 2018 e O Boi e o Burro, da temporada de 2019. Ainda teremos trechos da ópera O Cavalinho Azul de Tim Rescala, O Rapto da Cebolinha na versão da Coleção Disquinho, e as histórias Clarinha na Ilha e Maria Minhoca narradas pelo programa O Contador de História da Rádio MEC. 

Além disso veicularemos trilhas sonoras originais de Cavalinho Azul, de Reginaldo de Carvalho; A Coruja Sofia, de Paulo Jobim; João e Maria, de Ronald Fucs; Marroquinhas Frufru, de Carlos Lyra;  Embarque de Nóe e O Dragão Verde, de Ubirajara Cabral, e uma entrevista gravada em 1987 com a própria Maria Clara Machado. 

Ouça o especial no player acima. 

Agradecemos a toda equipe do tablado, em especial à Laura Araujo, Monica Nunes e a herdeira e sobrinha da autora Caca Mourthé, pelo apoio e permissão do uso de gravações.

Rádio Animada todos os sábados e domingos, às 8h, na Rádio MEC. 

Criado em 02/04/2021 - 13:36

Mais do programa