A Rádio Animada exibiu, neste último domingo, um especial sobre o cartunista Ziraldo, que completa 90 anos nesta segunda-feira, 24 de outubro.
O episódio encontra-se disponível no player acima.
Texto de apresentação do episódio:
"Era uma vez um menino que tinha o olho maior que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés"
Esse é o começo da história de um típico garoto, daqueles alegres e bem curiosos que adoram aprontar e fazer mil maluquices, poderia ser a história do meu vizinho, da minha prima da minha irmã e de tantos outros meninos e meninas que com suas peraltices transformam o mundo em imaginação e diversão. E foi da cabeça de outro menino que é também bem maluquinho, maluco no sentido de não se enquadra nos padrões e de se arrisca em aventuras inusitadas, que surgiu, em 1980, o livro O Menino Maluquinho.
Da união de Zizinha e de Geraldo nasceu em Caratinga, Minas Gerais, Ziraldo, o gigante cartunista, desenhista, escritor e apresentador que no dia 24 de outubro de 2022 completa 90 anos.
Criador de boas histórias cresceu com lápis na mão e desenhos na cabeça. Com seis anos teve sua primeira ilustração divulgada em uma publicação e com 22 anos começou a trabalhar no jornal “Folha da Manhã” desenhando em uma coluna de humor.
Inovador, em outubro de 1960, Ziraldo lançou a primeira revista brasileira colorida de quadrinhos, a “Pererê”.
No ano de 2001, os quadrinhos se transformaram em um seriado de televisão chamado A Turma do Pererê.
Com charges que criticavam os costumes e comportamentos da época, o cartunista criou personagens icônicos como “Supermãe”, “Mineirinho” e “Jeremias, o Bom”, além disso foi um dos fundadores do “O Pasquim”, um tabloide de humor e de oposição ao regime militar, que renovou a linguagem jornalística, e no ano de 1969, lançou seu primeiro livro infantil “Flicts”, que relata a história de uma cor diferente, que não conseguia se encaixar nem no arco-íris, nem nas bandeiras e nem em lugar nenhum.