O terceiro sábado do mês chegou: é hora da série “A volta ao jazz em 80 mundos” na Rádio Batuta. Nesta edição, o programa trata dos arranjadores musicais, definidos pelo próprio apresentador Reinaldo Figueiredo como espécies de “arquitetos sonoros”. Sua função é definir o papel de cada instrumento na música, transformando a obra em um ambiente perfeito para os solistas e, enfim, para a gravação.
Diz-se, então, que uma boa parceria entre arranjadores e solistas resulta em obras de grande qualidade e, ainda, que por trás de um grande solista, existe um grande arranjador. Como exemplos dessas máximas, a edição traz trabalhos de Billy Strayhorn com Duke Ellington, Ahmad Jamal com Miles Davis, e Carla Bley com a Orchestra Jazz Siciliana. O maestro Moacir Santos e o trombonista Vittor Santos representam o arranjo e a composição na música nacional.
Confira o repertório:
- "New Rhumba" (Ahmad Jamal) – Miles Davis
- "Agra" (Billy Strayhorn) – Duke Ellington Orchestra
- "Africana" (Lalo Schifrin) – Dizzy Gillespie & his Orchestra
- "Broadband" (Michael Brecker) – Michael Brecker Quindectet
- "The lone arranger" (Carla Bley) – Orchestra Jazz Siciliana
- "Walking by flashlight" (Maria Schneider) – Maria Schneider Orchestra
- "Maracatucutê" (Moacir Santos) – Orquestra Ouro Negro
- "Da-terra" (Vittor Santos) – Vittor Santos e Orquestra
Ouça a MEC Rio:
Rádio Batuta apresenta a série “A Volta ao Jazz em 80 Mundos”, com apresentação de Reinaldo Figueiredo e edição e Filipe de Castro. Rádio Batuta vai ar todo sábado, às 20h, na Rádio MEC e MEC FM.