Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Batuta apresenta as expressões do clarinete no jazz

“A volta ao Jazz em 80 Mundos” destaca canções recentes e tradicionais que provam a beleza e a importância do instrumento

Rádio Batuta

No AR em 15/08/2020 - 20:00

O clarinete sempre fez parte da história do jazz. Nos primeiros momentos do gênero, os músicos utilizavam fundamentalmente o trompete, o trombone e o clarinete em suas apresentações.

O Rádio Batuta deste sábado, 15, então, traz luz às canções que valorizam o instrumento e demonstram todo seu poder de expressão. Reunindo faixas recentes de novos nomes do jazz, como a israelense Anat Cohen, e de consagrados compositores, como Charlie Parker, o programa prova que o clarinete nunca foi abandonado e continua exibindo importância substancial nas produções contemporâneas.

Entre as gravações selecionadas por Reinaldo Figueiredo para o programa estão Song for Maura, faixa de Paquito D’Rivera, músico cubano que faz parte da nova onda de valorização do clarinete, Within you without you, de George Harrison e interpretada por Ken Peplowski, e até a Suite Caymmi, canção que traz versões de três temas de Dorival Caymmi.


Âncora Confira o repertório completo deste sábado:

Happy song (Anat Cohen) – Anat Cohen Tentet

Song for Maura (Paquito D’Rivera) – Paquito D’Rivera e Trio Corrente

Within you without you (George Harrison) – Ken Peplowski

Suite Caymmi: "Morena do mar", "2 de fevereiro" e "Milagre" (Dorival Caymmi) – Nailor Proveta, Andre Mehmari, Rodolfo Stroeter e Tutty Moreno

Confirmation (Charlie Parker) – Victor Goines

The King of Tremé (Evan Christopher) - Evan Christopher e Dick Hyman

Mozambique (Michel Portal) – Michel Portal e Richard Galliano

Reach out I’ll be there (Brian Holland / Edward Holland / Lamont Dozier) – Don Byron e Uri Caine

Maiden Voyage (Herbie Hancock) – Eddie Daniels, Bob Mintzer e GRP All Star Big Band

Rádio Batuta apresenta a série “A Volta ao Jazz em 80 Mundos”, com apresentação de Reinaldo Figueiredo e edição e Filipe de Castro. Ouça todo sábado, às 20h, na Rádio MEC e MEC FM.

Tags:  Clarinete

Criado em 14/08/2020 - 19:47

Mais do programa