Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Villa-Lobos, as vanguardas e o samba são tema do 6º capítulo do documentário sobre Radamés Gnattali

Programa conta um pouco mais da história do compositor, com foco nos anos de 1945 a 1949

Rádio Batuta

No AR em 28/05/2022 - 20:00

O sexto capítulo do documentário “Radamés Gnattali: Artesão e Operário da Música” toma conta do horário do Rádio Batuta neste sábado (28). No programa, Pedro Paulo Malta mostra as ligações com Villa-Lobos, considerado o oposto de Radamés, que era tímido e apolítico.

Esta edição ainda prova que, apesar de ser considerado nacionalista, o compositor não se neutralizou com relação às vanguardas europeias, fez o que chamo de experiência em “Toccata”. E ainda ousou ao levar percussão de samba para peça clássica.

Seus arranjos para disquinhos infantis e a criação da roupagem do samba-canção também não ficaram de fora deste episódio, que traz depoimentos de Roberto Gnattali, Edino Krieger e Luís Rabello.

Repertório

Sonata para piano e cello nº 2 (Villa-Lobos): III. Alegro scherzando – Radamés Gnattali e Iberê Gomes Grosso

Toccata (Radamés Gnattali) – Maria Teresa Madeira

Sonata nº 1 para piano, 1º movimento: Allegro moderato (Radamés Gnattali) – Luís Rabello

Brasiliana nº 2 (samba em três andamentos), 1º movimento: Samba de morro – Radamés Gnattali (piano), Luciano Perrone (bateria) e orquestra regida por Lyrio Panicalli

Chapeuzinho vermelho (adaptação de João de Barro) – Elenco Continental, com orquestração de Radamés

Copacabana (João de Barro e Alberto Ribeiro) – Dick Farney, com arranjo de Radamés

Fim de tarde (Radamés Gnattali) – Quarteto Continental: Radamés Gnattali (piano), Pedro Vidal (contrabaixo) e Zé Menezes (guitarra)

Bate-papo (Radamés Gnattali) – Quinteto Radamés Gnattali: Radamés Gnattali (piano), Pedro Vidal (contrabaixo), Zé Menezes (guitarra) e Chiquinho do Acordeon

Caminho da saudade (Radamés Gnattali) – Quinteto Radamés Gnattali

Concerto romântico, 2º movimento, Lento com fantasia (Radamés Gnattali) – Radamés Gnattali (piano) e Orquestra Sinfônica Nacional, regida por Alceo Bocchino

"Radamés Gnattali: Artesão e Operário da Música" é uma produção da Rádio Batuta com apresentação de Pedro Paulo Malta; roteiro de Helena Aragão, Paulo Aragão e Pedro Paulo Malta; direção musical de Paulo Aragão; edição e finalização de Filipe Di Castro e gravação de Alexandre Hang e Gabriel Pinheiro. Apoio Casa do Choro e agradecimentos a Roberto Gnattali, Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, família de Luiz Carlos Saroldi.

Criado em 25/05/2022 - 18:16

Mais do programa