Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Batuta apresenta "A volta ao jazz em 80 mundos"

Reinaldo Figueiredo traz uma visão planetária do jazz nesta edição

A Rádio Batuta apresenta, neste sábado (23), o programa "A volta ao jazz em 80 mundos", apresentado por Reinaldo Figueiredo. Ele monta uma espécie de quebra-cabeça, no qual uma música vai se encaixando na outra, por algum motivo. No final, com tudo conectado, temos um pequeno painel do jazz no mundo, do Panamá (de Danilo Perez) a Bali (do menino Joey Alexander, de 12 anos). No elenco deste programa está a cantora e pianista Tania Maria, maranhense com carreira internacional.

 

A ideia do programa "A volta ao jazz em 80 mundos" é dar uma visão planetária do jazz, que nasceu em Nova Orleans, nos EUA, mas foi se tornando uma linguagem universal, com muitos sotaques diferentes, absorvendo influências musicais de todos os continentes. O título do programa é uma referência a um livro de Julio Cortázar, um dos escritores mais jazzísticos do século XX. No livro "A volta ao dia em 80 Mundos", ele fala de muitos assuntos, inclusive jazz, e dedica belas páginas a Louis Armstrong, Thelonious Monk e Clifford Brown.

 

Reinaldo Figueiredo começou a gostar de jazz entrando pela porta da bossa-nova. Depois de ver ao vivo Leny Andrade com o Bossa Três, saiu comprando discos de trio piano/baixo/bateria. Nos anos 1970, enquanto era cartunista no Pasquim, também tocava pandeiro num obscuro conjunto de choro que nem nome tinha, mas era apelidado de Época de Merda. Em 1984, junto com Hubert e Claudio Paiva, criou o tablóide de humor "O Planeta Diário". Nos anos 1980 e 1990, integrante do Casseta & Planeta, participou como baixista dos shows musicais do grupo. Desde 1998 toca contrabaixo na CEJ - Companhia Estadual de Jazz - grupo dedicado ao samba-jazz.

 

Confira o repertório do programa:

Hot bean strut (Danilo Perez) - Danilo Perez

Armando's tango (Chick Corea) - Chick Corea & Origin

Spain (Chick Corea) - Michel Camilo e Tomatito

Pra você (Michel Camilo) - Michel Camilo

Baião improvisado (Tania Maria) - Tania Maria e Niels-Henning Orsted Pedersen

Hymn to freedom (Oscar Peterson) - Oscar Peterson Quartet

Breakfast in Baghdad (Ulf Wakenius) - Ulf Wakenius

Overture 1 - Alf leila wa leila (Baligh Hamdi) - Ibrahim Maalouf

It might as well be spring (Richard Rodgers e Oscar Hammerstein) - Joey Alexander

 

Para ouvir o programa na íntegra, clique aqui.

 

Apresentação: Reinaldo Figueiredo

Edição e sonorização: Filipe Di Castro



Criado em 22/01/2016 - 00:00 e atualizado em 27/01/2016 - 14:19

Mais do programa