Rádio Batuta desta segunda-feira (28) traz uma homenagem à Guiomar Novaes.
Foi Claude Debussy quem disse, após ouvir Guiomar Novaes tocar em Paris aos 15 anos, em 1909, que ela tinha "os olhos ébrios de música e a capacidade de se isolar de tudo o que está à sua volta". A pianista foi a primeira colocada entre os 388 candidatos ao disputadíssimo Conservatório de Paris. Começava ali uma trajetória internacional mais do que reconhecida e que também lhe valeu o status de uma das maiores intérpretes brasileiras, adorada por Nelson Freire e tantos outros.
Segundo diz Arthur Dapieve neste programa, "Guiomar era capaz de derreter os corações mais empedernidos". A prova está nas gravações selecionadas por ele, um repertório variado, que indica a grandeza da artista, morta aos 85 anos.
Confira o repertório:
Gottschalk: Fantasia triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro - Guiomar Novaes - 8:00
Beethoven: Concerto para piano nº 4. I. Allegro moderato - Guiomar Novaes e Orquestra Sinfônica de Viena, regida por Otto Klemperer - 17:13
Chopin: Noturno Opus 9, nº 2, em Mi bemol maior - Guiomar Novaes - 4:10
Schumann: Concerto para Piano. I Allegro affettuoso - Guiomar Novaes e a Filarmônica de Nova York, regida por André Cluytens - 15:37
Villa-Lobos: O polichinelo - Guiomar Novaes - 1:51
Gluck: Dança dos espíritos bem-aventurados - Guiomar Novaes - 5:31
Clique aqui e ouça o programa na íntegra.
A Rádio Batuta é apresentada aos sábados, na MEC FM 99,3, com reprise aos domingos, às 20h30, na MEC AM 800 e às segundas, às 22h, na MEC FM.