Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Acompanhe o baú de histórias

Rádio Gibi #16 abre o baú de programas da Rádio MEC que há décadas contam histórias para crianças de todas as idades

Rádio Gibi

No AR em 18/06/2017 - 15:00

Pense num tesouro... um tesouro muito raro e muito importante... para aqueles que gostam de rádio, para aqueles que gostam de história, para aqueles que gostam de histórias, o acervo da Rádio MEC é esse tesouro. O Rádio Gibi desta semana abre esse baú de tesouros da Rádio MEC e apresenta as fantásticas narrativas dos programas Contador de histórias; No mundo do faz de conta; O jabuti contador de histórias e Carro-céu de histórias.

O Contador de histórias foi criado em 1979 e tinha produção de Laura Figueiredo e Maria Lucia Silva. Na edição, você vai ouvir um trecho de uma história da escritora Clarice Lispector, "O Mistério do Coelho Pensante". Em 1982, a produtora Laura Figueiredo, junto com Delminda Jácomo, foi responsável por mais um programa com histórias: No mundo do faz de conta. O programa também tinha um narrador que contava a história do dia, mas contava também com vários atores, que ajudavam a dar voz a outros personagens. Com esses recursos, ouça um trecho de "A roupa nova do rei", uma adaptação do conto de fadas de autoria do dinamarquês Hans Christian Andersen, inicialmente publicado em 1837.

Outro programa da década de 1980, criado em 1984, foi O jabuti contador de histórias, produzido por Luiz Paulo Porto. O programa também tinha narrador e elenco de atores, além de muita sonoplastia. A história que o programa traz é a de um grupo de animais que viajaram para o espaço, mas não ganhou o reconhecimento dos homens.

No século 21, muitos outros programas foram criados na Rádio MEC voltados para crianças de todas as idades. Programas que traziam histórias fictícias para falar de problemas reais, como o Perguntar e Pensar, criado em 2001. Outro grande tesouro desse baú, são os muitos programa feitos pelo inesquecível Zé Zuca. Em 2004, Zé estreou a sua Rádio Maluca, que trazia músicas, adivinhas, reportagens ao vivo e contação de histórias. Alguns anos depois, se juntaram ao Zé na faixa infantil da Rádio MEC, que você pode conferir até hoje aos sábados pela manhã, os craques Ana Nogueira e Jujuba. Os dois fazem uma festa sem par nos programas e shows que apresentam. Ouça um trecho de um dos programas deles chamado Carro-céu de histórias. No programa, o artista Ângelo Reis conta uma história recolhida por Câmara Cascudo: "O sapo com medo d'água".

Criado em 14/06/2017 - 13:42 - Episódio Baú de Histórias

Mais do programa