Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça o sexto e último episódio do especial em homenagem aos 85 anos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Luciana Valle apresenta o especial "Do Rio de Janeiro para o Mundo", com locução de Laio Júnior, pelo aniversário da emissora

Rádio Memória

No AR em 19/10/2021 - 20:05

Em 12 de setembro de 1936, ao som da música "Luar do Sertão", uma toada de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco, que se tornou um ícone da música brasileira, nascia a Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Precursora de programas que formaram, pelas ondas do rádio, a base cultural do país, a emissora foi durante o auge, uma das maiores do mundo.

Patrimônio do grupo editorial A Noite, do Rio de Janeiro, a Nacional começou sua escalada de sucesso a partir de 1940. Nessa época, por conta de dívidas com o governo de Getúlio Vargas, o grupo que a controlava teve seu patrimônio incorporado aos bens da União e ela se tornou o que é até hoje, uma emissora pública.

Em seus tempos áureos, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro tinha seis grandes estúdios, um para rádio teatro, um para radiojornalismo, um palco estúdio. Tinha um estúdio para pequenos conjuntos e outro para grandes orquestras. Em seu auditório, cabiam 496 ouvintes sentados. O quadro de pessoal dela contava com 10 maestros, 124 músicos, 33 locutores, 55 rádio atores, 39 rádio atrizes, entre outras dezenas de profissionais.

São 85 anos de história construída com muito trabalho. Revelando grandes nomes da música, da dramaturgia e da locução brasileiras, que conquistaram o coração do público, levando cultura e informação para os cantos mais remotos do Brasil e da América do Sul.

Ouça no player acima, o programete "Do Rio de Janeiro para o Mundo" realizado por Luciana Valle, com locução do radioator Laio Júnior.

Ouça todos os episódios da série em homenagem aos 85 anos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro na página do programa Rádio Memória

Criado em 20/10/2021 - 06:19

Mais do programa