Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Mirabilis traz Brahms e Radiohead nesta quinta (23)

Confira o repertório de Brahms e músicas do "Ok computer" no programa

Considerado um dos grandes guitarristas de todos os tempos, Johnny Greenwood é sinfônico. Sim, ele escreve e já foi compositor residente na Orquestra da BBC.

 

No Radiohead, banda de rock inglesa criada em 1985, está ao lado de Tom York, cantor multi-instrumentista que também mergulha no repertório de concerto, por exemplo, Brahms. Esta receita começa com um regente disposto a inovar aproximando padrões musicais.

 

Nesse caso, Brahms e Radiohead. Ele explica: “penso que é realmente bom reconceituar a música de ambos os lados, para apresentar Radiohead numa maneira que não foi ouvida antes".

 

Para fazer este novo conceito, como pretendeu o maestro Steve Hackman, lançou mão de três vozes cantando "OK Computer", do Radiohead, e no lado clássico reconceituou – palavras dele – a "Sinfonia nº 1", de Brahms.

 

Hackman explica que esta Sinfonia foi escrita por Brahms em 1860, ou seja, uns 150 anos atrás, e tem sido tocada em sua forma original. Sendo assim, pensou Hackman, seria excitante oferecer uma nova escuta às audiências. Para ele, que ouvia Chopin e Beatles quando adolescente, nada disso é, exatamente, novidade.

 

É também uma estratégia para ampliar plateias. Steve Hackman trabalhou como regente da Orquestra Sinfonica de Indianápolis durante quatro anos, e ali começou a dirigir os concertos Happy Hour, ou seja, aqueles que aconteciam no horário após o fim do expediente de trabalho das pessoas.

 

Ouça esta mistura sinfônica da primeira sinfonia de Brahms e músicas do álbum "Ok Computer", compostas e gravadas pelo grupo Radiohead pela Orquestra do Festival de Música do Colorado.

 

Rádio Mirabilis vai ao ar toda quinta-feira, meia-noite e meia, na MEC FM .



Criado em 22/09/2015 - 17:48 e atualizado em 04/10/2016 - 14:43