Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Filarmônica de Londres toca sinfonias, jazz, trilhas sonoras e músicas de games

Com a execução desse repertório variado alguns torcem o nariz, outros

Rádio Mirabilis nesta quinta-feira (10) apresenta uma orquestra filarmônica que dedica boa parte de suas apresentações a um repertório onde se escuta música popular, jazz, ou até música de games, mas sem deixar de lado o tradicional, como sinfonias de Gustav Mahler.



A Orquestra Filarmônica de Londres, fundada em 1932 por sir Thomas Beecham e Malcolm Sargent, é uma das cinco orquestras permanentes sediadas em Londres, com proposta inicial de se tornar grande orquestra, páreo para qualquer outra na Europa ou Estados Unidos, projeto em parte interrompido por conta da II Guerra Mundial. Mas após a guerra, a iniciativa privada ajudou a reconstruir a orquestra que, aos poucos, retomou a importância de seu trabalho.

 

Liderada por maestros como Adrian Boult, Bernard Haitink, Georg Solti, entre muitos outros, a Philharmonic de Londres vem sendo muito ativa também nas gravações de trilhas sonoras, como as dos filmes "Laurence da Arábia" ou "O Senhor dos Anéis", chegando aos anos 60 com os Beatles... antenados no que o público estava mergulhando, a orquestra ofereceu suas versão de "Let it Be". Uma orquestra filarmônica inglesa tradicional tocando música dos Beatles despertou sentimentos contrários: os mais radicais torceram o nariz, os mais livres vibraram, enquanto os mais objetivos observaram uma forma de sobrevivência: afinal, era preciso ter público pagante nos concertos. Outras músicas foram incluídas, como "Layla", sucesso de Eric Clapton. A última ousadia da orquestra são as músicas dos videogames. Quem sabe agora, os que torcem o nariz,  com "Final Fantasy 15" pela Filarmonica de Londres possam admitir essa forma renovada de escutar uma orquestra?

 

Ouça a MEC FM ao vivo, clicando no player abaixo.



Criado em 08/11/2016 - 19:15 e atualizado em 09/11/2016 - 08:49