Rádio Mirabilis apresenta nesta quinta-feira (02) o Festival de música A Noite da Taranta, que acontece em Salento, Itália, destacando a tradição deste gênero folclórico que se originou na região italiana de Taranta e Pizzica, reunindo mais de 120 mil espectadores. O Festival A Noite deTarantula atesta sua renovação: valorizando passado e abrindo ao presente personificado nas participações de músicos como Steve Copeland, compositor e baterista do The Police.
.
O nome é Taranta, Tarantela, Tarântula...embora semelhantes, não significam a mesma coisa. Taranta é uma pessoa aparvalhada, irresoluta. Tarantela é dança popular típica da Itália, e tarântula é tradição musical com origens na Grécia e Itália. Começando pela tarantela, podemos saber que esta dança tem seu nome por conta de uma aranha, a tarântula, e dançar esses passos que são saltitantes – segundo reza a superstição – teria o poder de curar a picada deste aracnídeo. Para fugir dessa aranha tarântula sem fugir da música, pode-se escutar o duo Gaudium, tocando tarantela tradicional napolitana, em violão e bandurria, instrumento da família dos alaúdes.
Tarantela, essa dança popular italiana, é diferente da Taranta. Taranta ou Taranto está relacionada à tradição musical do Flamenco, originada na Andaluzia, que pode ser um canto livre sem dança – e assim se chama tarantas – ou uma dança, levando o nome de Taranto.
Clique no player abaixo para ouvir a MEC FM ao vivo.
Rádio Mirabilis vai ao ar de quinta para sexta-feira, à meia-noite, pela MEC FM.