Música popular brasileira e clássicos literários se encontram nas novas edições do Faixa Musical. O programa, transmitido às 7h no Rádio Sociedade, produz resenha sobre o novo álbum de Lúcia Menezes e estabelece conexões entre as artes brasileiras com as obras de José Lins do Rego e Cátia de França.
Ao analisar o álbum “Até que Alguém Me Faça Coro pra Cantar na Rua”, Glaucia Araújo dá o pontapé inicial nos festejos juninos. O trabalho mais recente de Lúcia Menezes traz canções que transitam por diferentes gêneros, entre sambas, choros, baiões, cirandas e xotes. Em um passeio pelos ritmos do país, a artista interpreta clássicos de grandes nomes da MPB, como Paulo César Pinheiro, Assis Valente e Zequinha de Abreu, e apresenta faixas inéditas compostas por seu filho, Eduardo de Menezes.
Destacando a união entre a música e a literatura, o Faixa Musical também aborda a biografia de José Lins do Rego, em um episódio especial que comemora os 120 anos de seu nascimento. A edição homenageia o autor com um panorama de suas conquistas profissionais e com a exibição da música “Meu Boi Surubim”. Fruto de uma parceria entre Clementina de Jesus e Cátia de França, a canção faz referência aos personagens do universo literário do escritor paraibano.
Ouça o programa completo no player acima.
Após essa imersão, Glaucia Araújo faz uma nova visita à carreira de Cátia de França, em uma retrospectiva de sua trajetória artística. Para compor seus álbuns, a cantora, compositora e instrumentista paraibana se inspira nas obras literárias de Guimarães Rosa, Manoel de Barros e João Cabral de Melo Neto. Com uma musicalidade única e talento incomparável, a artista continua produzindo obras magníficas, como o seu álbum mais recente “Hóspede da Natureza”, de 2016.
Faixa Musical tem apresentação de Glaucia Araújo e roteiro e edição de Marcia Leticia. Ouça todas as resenhas musicais a partir desta terça-feira (1), às 7h, na Rádio MEC e MEC FM.