Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No Dia da Abolição da Escravatura, Rádio Memória homenageia Lima Barreto

Há 140 anos, nascia este ícone da nossa literatura

Assinar podcast

Rádio Sociedade

No AR em 13/05/2021 - 07:00

Além de ser a data oficial da Abolição da Escravatura, em 1888, o dia 13 de maio é relevante para o país por outro motivo: nele nasceu, sete anos antes e há exatos 140 anos, o jornalista e escritor Lima Barreto (1881 - 1922), uma das primeiras e principais vozes a criticar a desigualdade social brasileira, que tem exatamente, como um de seus pilares, um processo abolicionista incompleto, que não ofereceu aos negros recém-libertos uma real chance de inserção na recém-nascida sociedade republicana de então. Lima é fruto desse contexto social adverso e o sentiu na carne, retratando-o impecavelmente em seu irônico, bem-humorado e sarcático universo literário.

Lima Barreto é o homenageado desta edição do podcast Rádio Memória Acervo MEC, dentro do Rádio Sociedade. Clique no player acima e saiba mais acompanhando as informações fornecidas por Aline Brettas, pesquisadora da Gerência de Acervo da EBC no Rio de Janeiro, em entrevista ao âncora Dylan Araújo.

Rádio Sociedade - a sua revista diária de Educação e Cultura, nas ondas da Rádio MEC. De segunda a sexta-feira, das 7h às 8h. Apresentação: Dylan Araújo e equipe.

Criado em 13/05/2021 - 15:52

Mais do programa