Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Titio Gilvan: 35 anos sem o icônico cantor e radialista

Rádio Memória presta tributo a Gilvan Chaves, que marcou época na Rádio Nacional

Assinar podcast

Rádio Sociedade

No AR em 22/08/2021 - 21:36

Essa vai para quem ouvia tanto a Rádio Nacional de Brasília como a Rádio Nacional da Amazônia nas décadas de 1970 e 1980: quem não se lembra do Titio Gilvan?

Para aqueles que não sabem, estamos falando do cantor, compositor e radialista Gilvan de Assis Chaves (1919-1986). Como cantor e compositor de ritmos regionais brasileiros desde a década de 1940, era conhecido como Gilvan Chaves.

Porém, a partir dos anos 1970, tornou-se produtor e apresentador de enorme sucesso nas duas emissoras acima citadas, sendo seu maior êxito a criação do Eu de Cá, Você de Lá, levado ao ar até hoje e que se tornou uma referência nacional em programas noturnos no rádio, ao levar conforto e alegria a milhares de ouvintes espalhados pelo país afora. Nesses microfones, era conhecido simplesmente como o Titio Gilvan.

Há 35 anos, em agosto de 1986, problemas cardíacos abreviaram a partida de Gilvan Chaves, aos 67 anos de idade. Mas seu legado permanece, tanto em sua obra musical como no formato dos programas radiofônicos que criou.

Clique no player acima e saiba mais acompanhando as informações fornecidas por Indiara Goes, pesquisadora da Gerência de Acervo da EBC em Brasília, em entrevista ao âncora Dylan Araújo.

Rádio Sociedade - a sua revista diária de educação e cultura, nas ondas da Rádio MEC. De segunda a sexta-feira, das 7h às 8h. Apresentação: Dylan Araújo e equipe.

Tags:  Gilvan Chaves

Criado em 22/08/2021 - 22:44

Mais do programa