Em entrevista ao programa Recados, da Rádio Nacional do Alto Solimões, o comandante do Comando de Fronteira Solimões/8º BIS (CFSOL/ 8ºBIS) em Tabatinga (AM), tenente coronel Robson Moraes, conta o significado do dia 19 de abril, data que se comemora o Dia do Exército brasileiro.
Segundo o militar, foi nesse dia, em 1648, que ocorreu a união dos povos que aqui se encontravam, negros, indígenas e brancos, para juntos lutar contra o domínio holandês, no episódio histórico que ficou conhecido como Batalha dos Guararapes, em Pernambuco.
Ele também relata o reflexo dessa ação nos dias atuais, em especial na nossa tríplice fronteira, onde, de acordo com o tenente coronel, se percebe os mesmo ideais e valores dos antepassados.
O comandante também destacou a importância dos pelotões especiais de fronteira, que se encontram na linha de frente com a mesma missão de defender e manter a soberania do país, e homenageou os militares que fizeram parte da construção e da história do batalhão em que está à frente.