Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadora fala sobre projeto de pesquisa de educação indígena

Ouça o primeiro episódio do Rádio ciência

Recados

No AR em 18/06/2021 - 09:05

A professora doutora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Maria Angelita da Silva, participou do quadro Radio Ciência no programa Recados e apresentou o projeto de pesquisa educação indígena, ciência e linguagem, uma investigação a respeito da conexão entre Cultura e Ciência na Tríplice Fronteira do Alto Solimões do qual ela é uma das coordenadoras.

Angelita nos fala como surgiu o seu interesse pelo tema, onde o que mais lhe chamou a atenção na nossa tríplice fronteira foi diversidade e a pluralidade étnica assim como a riqueza de culturas e a multiplicidade de possibilidades de observar a identidade local da fronteira que é plural. 

Ela também nos fala sobre as ações já foram realizadas como a quantidade de produções cientificas que já haviam sido realizadas e que já foi possível conquistar algumas bolsas para investigar a cultura que é o principal alvo nesse projeto de pesquisa e ressalta também a importância desse tipo de investigação para o Alto Solimões.

A importância do reconhecimento e valorização do que temos em nossa região, para que possamos enxergar as nossas riquezas fazendo um trabalho de memória científica e a percepção da identidade local e como é fundamental que tenhamos uma identidade própria para que se possa ter a consciência de um trabalho de memora coletiva.

Pra finalizar, ela nos explica como a ciência da educação é promovida na formação do pedagogo, pois promove a consciência dos conteúdos e que os pedagogos passam a ser cientistas da educação das floresta e da fronteira.

Criado em 18/06/2021 - 09:26

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa