O Recados recebeu o professor Reginaldo Conceição da Silva, doutorando em geografia, pesquisador do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia (NESAM) e projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, atualmente docente do curso de geografia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para falar sobre o projeto de pesquisa sobre mapeamentos de povos e comunidades tradicionais.
Ouça no player acima.
Reginaldo falou que o projeto Nova Cartografia Social da Amazônia está em Tabatinga, na UEA, desde 2011. São feitos mapeamentos junto a povos e comunidades tradicionais.
O objetivo é instrumentalizar a população apresentando aos órgãos públicos o espaço e o território que ocupam. Muitas vezes, esses espaços estão cercados de conflitos ou enfrentam a morosidade do próprio governo federal em demarcar as terras, principalmente as indígenas.
Ele ressaltou a necessidade de demarcação de terras tradicionalmente ocupadas e apresentação ao poder público desses, sobretudo quando há conflito por terra ou por água.
O doutorando comentou ainda o papel da universidade e dos órgãos de fomento à pesquisa, assim como a importância da formação de pesquisadores e a contribuição para o desenvolvimento da ciência e tecnologia do Alto Solimões.