Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a história da radiodifusão no Alto Solimões

O programa Recados recebeu o historiador Luiz Ataíde, que também viveu a época em que as primeiras estações de rádio chegaram à região

Recados

No AR em 16/02/2022 - 16:18

Historiador Luiz Ataíde (foto) relembra a história da radiodifusão no Alto Solimões em conversa com Alessandro Laranhaga no programa Recados.

Luiz recorda que no período colonial a comunicação era realizado apenas por via fluvial. "Essa viagem demorava em torno de quatro meses, então as comunicações eram muito precárias". O telégrafo, por sua vez, só surgiu na região por volta de 1932, por conta do conflito entre Peru e Colômbia. "Sempre nos ressentimos por não ter informações do governo do nosso país, éramos completamente abandonados", relata.

Luiz Ataíde, historiador em Tabatinga

Até o início dos anos 70, revela o historiador, o Alto Solimões só tinha acesso ao sinal de rádios estrangeiras. "Por exemplo, Cuba, em 1959, instalou uma potente rádio, onde tocava muitos boleros", conta. "Mas praticamente ninguém tinha rádio, porque o primeiro rádio surgiu em Tabatinga em 1958."

Com muita dificuldade, recorda, era possível sintonizar a Rádio Rio Mar ou a Rádio Baré, de Manaus. "Nós muitas vezes ficávamos atentos para algum aviso que viesse para Alto Solimões", relembra Luiz. 

Escute a entrevista completa no player acima.

Criado em 16/02/2022 - 16:18

Mais do programa