O vigilante José Francisco Constantino da Costa, de 36 anos, foi assassinado na madrugada de quinta-feira (27), na maternidade de Cruzeiro do Sul. A cidade fica a cerca de 600 quilômetros da capital Rio Branco.
Essa semana, uma reportagem a Rádio Nacional abordou a questão da violência nos hospitais do Acre. Em junho, dois vigilantes foram baleados dentro de unidades de saúde da capital Rio Branco.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado, só na capital Rio Branco 14 unidades foram atacadas, entre 2016 e 2017.
A Secretaria de Saúde disse que acompanha a situação e está adotando medidas. De acordo com o secretário Adjunto de Planejamento e Gestão da pasta, Rui Arruda, a inteligência da Polícia Civil está fazendo um estudo para a elaboração de um plano de segurança.
Essa semana, ocorreu a primeira reunião da Sala de situação do Governo do Estado que vai estabelecer estratégias de reforço na segurança de pacientes e profissionais que atuam nos hospitais, maternidades e Unidades de Pronto Atendimento do Acre.
Também são destaques do Repórter Amazônia dessa sexta-feira, 28:
- A conta de energia vai ficar mais cara em agosto
- Irregularidades em cobrança de malas despachadas são alvo de blitzen pelos aeroportos do país
- Estados da Amazônia tem alerta de baixa umidade do ar