Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em delação premiada, ex-governador de Mato Grosso relata esquema de corrupção envolvendo conselheiros do Tribunal de Contas

​Silval Barbosa também relatou que o atual ministro da Agricultura Blairo Maggi estaria envolvido compra de vagas para conselheiros do Tribunal de Contas

No AR em 29/08/2017 - 19:34

Em delação premiada, o ex-governador de Mato Grosso, ​Silval Barbosa, relatou detalhadamente um esquema de corrupção envolvendo conselheiros do Tribunal de Contas.  Entre as acusações, Silval diz ter pago 53 milhões de reais, em 2013, a cinco conselheiros: Antonio Joaquim, Waldir Teis, Sergio Ricardo, Walter Abano e Jose Carlos Novelli. O objetivo era garantir a liberação do andamento do programa MT Integrado, tais como as obras para o evento Copa do Mundo.

Em outro caso, Silval envolve o atual ministro da Agricultura, Blairo Maggi, na compra de vagas para conselheiros do Tribunal de Contas. Segundo a delação, em 2009, quando Blairo era governador de Mato Grosso, o então conselheiro Alencar Soares o informou que iria se aposentar e que teria vendido sua vaga ao deputado estadual Sérgio Ricardo. Mas Blairo pediu para que ele adiasse a aposentadoria porque gostaria de indicar alguém de sua confiança. Para isso, recomprou a vaga vendida por Alencar.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso disse em nota que a fiscalização de obras obedece a critérios técnicos e as respectivas auditorias são realizadas por auditores públicos externos, que trabalham com total independência funcional. A nota afirma ainda que no caso do MT Integrado, as obras chegaram a ser paralisadas por irregularidades identificadas pelo próprio tribunal.

Citado, Antônio Joaquim anunciou nesta terça-feira (29), que deixará em definitivo o TCE a partir do mês de outubro. O conselheiro repudiou as declarações do ex-governador. Segundo ele, de 2000 até hoje, julgou contas de quatro governadores e que nunca pediu sequer um único favor.

O ministro Blario Maggi disse que sempre respeitou o papel constitucional das Instituições e como governador. Falou ainda ser lamentável os ataques à sua reputação, mas que recebe com tranquilidade a notícia da abertura de inquérito, pois será o momento oportuno para apresentação de defesa.

Confira outros destaques do Repórter Amazônia desta terça-feira (29):

- Concluída perícia na Fazenda Santa Lúcia em Pau D'Arco, onde 10 pessoas foram assassinadas

- Lançado Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta de enchentes na Amazônia

- Teatro Amazonas em Manaus recebe espetáculo gratuito de dança

Criado em 29/08/2017 - 19:24