Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MT: Associação denuncia que alunos autistas enfrentam dificuldades para serem matriculados 

O Ministério Público de Mato Grosso vai investigar a Secretaria Estadual de Educação por supostas irregularidades denunciadas por pais de alunos autistas

O Ministério Público de Mato Grosso vai investigar a Secretaria Estadual de Educação por supostas irregularidades denunciadas por pais de alunos autistas. Recusas de matrículas e falta de estrutura para atendimento aos estudantes são alguns dos problemas enfrentados segundo a denúncia feita pela AMA - Associação de Amigos do Autista de Cuiabá.

A presidente da Associação, Kely Viegas, afirma que além de algumas escolas não aceitarem os alunos autistas, outras não permitem que os cuidadores acompanhem os alunos dentro da sala de aula.

“O autista, por lei, ele tem direito a um acompanhante especializado, que seria o mediador. O que acontece na rede estadual: é um mediador para cada duas crianças com deficiência. E eles ficam no corredor. Então como que fica a inclusão dentro da sala? Porque o acompanhante especializado ele vai ajudar a pessoa com deficiência a aprender na escola, ajudar na inclusão com os alunos”.

O Ministério Público deve realizar vistorias nas escolas para verificar se a Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com Autismo está sendo cumprida, como explica o promotor Miguel Slhessarenko: “pretendemos fazer inspeções em algumas unidades da rede estadual pra verificar como está o atendimento, se a escola tem condições de a qualquer momento receber um autista, quais são os profissionais capacitados para isso, se já tem pelo menos uma lista de cuidadores aptos a acompanhar esse aluno com autismo”.

Em nota, a Secretaria de Educação informou que não há registro de recusas de matrículas a alunos autistas em nenhuma unidade estadual de ensino. Disse ainda que investe na formação de professores e na adaptação das escolas e que vem realizando encontros regulares com a AMA com o objetivo de melhorar o atendimento.

Também são destaques do Repórter Amazônia dessa terça-feira, 15:

 - Cientistas descobrem substância que pode bloquear produção do vírus Zika

- Paraenses aproveitam o feriado de Adesão à Independência do Brasil

 - No Tocantins, romeiros preparam homenagens ao Senhor do Bonfim 

Criado em 15/08/2017 - 19:40