Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cuiabá está em alerta para surto de conjuntivite

A preocupação com a proliferação da doença aumenta com a chegada do período de festas de final de ano, quando há um maior contato entre as pessoas

No AR em 21/12/2017 - 20:16

Mais de 220 casos de conjuntivite foram registrados este ano, por mês, em municípios mato-grossenses. E o número pode chegar a 400 até o último dia do ano, de acordo com a Secretaria de Saúde de Cuiabá. Isso porque muitas pessoas não procuram tratamento nas unidades de saúde.

O calor e a umidade, típicos do verão, também favorecem a proliferação. A conjuntivite é uma inflamação nos olhos e é contagiosa.

A higiene das mãos é a principal medida para evitar a transmissão do vírus. Quem estiver com a doença, não deve coçar os olhos, deve usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos, não compartilhar objetos, como canetas e produtos de beleza, não usar lentes durante esse período, evitar o sol e o contato direto com outras pessoas, principalmente, bebês.

Os sintomas da conjuntivite são: olhos vermelhos, coceira e sensação de desconforto, inchaço do olho ou pálpebra, lacrimejamento podendo haver pus, sensibilidade à luz, visão borrada, febre, dor de garganta e dores pelo corpo e olhos colados. Quem apresentar esse quadro, deve procurar um oftamologista.

Também são destaques do Repórter Amazônia dessa quinta-feira, 21:

- Ex-governador do Amazonas é preso por participação em esquema que desviava recursos da saúde

- Itens da Ceia de Natal apresentaram queda, mas os preços variam de um local para outro

- A cultura do povo Huni Kuĩ está em exposição em São Paulo

Criado em 21/12/2017 - 20:18