Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

AP: Governador eleito e mais 14 pessoas são acusados de práticas abusivas nas eleições

A Ação Judicial de Investigação Eleitoral foi ajuizada essa semana

No AR em 07/12/2018 - 19:09

O atual governador Waldez Góes, do PDT, está entre os processados. Ele, que foi reeleito em outubro, e outras 14 pessoas são acusadas de abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação. 

Os procuradores da república acusam o governador de utilizar o programa social Amapá Jovem, as estruturas das polícias Militar e Civil, da Secretaria da Inclusão e Mobilização Social e da Secretaria da Fazenda para obter vantagens eleitorais. O processo traz ainda relatos de denúncias de coação de servidores públicos para, além de exigir o voto, trabalhar na campanha de reeleição do governador nas secretarias de estado e na Rádio Difusora de Macapá.

Já o vice-governador eleito, o empresário Jaime Nunes é acusado de empregar recursos financeiros para favorecer indevidamente a campanha eleitoral. Segundo o MP, funcionários da rede de lojas da qual o vice-governador eleito é proprietário foram usados para realizar campanha eleitoral e comprar votos.

Abordagem do MP Eleitoral resultou em apreensão de mais de R$ 7 mil destinados à compra de votos. O dinheiro estava sob a posse de um funcionário da rede de lojas que confirmou a destinação dos valores.

O ministério Público Federal pede que os envolvidos fiquem inelegíveis por oito anos e a cassação do registro ou do diploma dos candidatos beneficiados.

A Assessoria Jurídica do governador, afirma que Waldez Góes não se utilizou das prerrogativas institucionais do cargo para fazer campanha política e que expediu decreto e cartilha sobre condutas vedadas a instituições e servidores públicos, durante o período eleitoral. Waldez considera as acusações infundadas e afirma que provará sua inocência. 

Nós não conseguimos contato com vice-governador eleito Jaime Nunes. 


Também são destaques do Repórter Amazônia dessa sexta-feira, 7:
 -  Ministério Público do Tocantins aciona a Justiça para anular exonerações de delegados que atuavam no combate à corrupção
 - Ex-governador de Roraima, Anchieta Júnior, é velado na capital Boa Vista
 - Em São Luis, a programação cultural terá atrações para toda a família nesse fim de semana
 

Criado em 07/12/2018 - 19:11