O desmatamento na Amazônia aumentou 290% em setembro de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram desmatados 103 km². Um ano depois, a área desmatada é de 401,7 km². Na comparação bimestral – agosto e setembro – o aumento foi de 191%. Atualmente, são 838 km² de desmatamento. Os dados são do Instituto do Homem e Meio Ambiente (Imazon).
Rondônia lidera o ranking bimestral. Os meses de agosto e setembro tiveram 260 km² de desmatamento no estado. Em segundo lugar vem Mato Grosso, com 222 km², e Pará, com 152 km².
Ouça também:
Desmatamento na Amazônia influencia no regime de chuva do país
Desmatamento na Amazônia aumenta 29% em um ano
O aumento das áreas degradas é outra preocupação. Elas são um alerta para os desmatamentos futuros porque são áreas em vulnerabilidade. São locais que já sofrem o processo da extração ilegal de madeira. Ao todo, a área degradada é de 624 km². Em 2013, as florestas degradadas somaram 16 km².
Confira, ainda, no Repórter Amazônia desta segunda-feira (20):
- Detento é morto em rebelião em presídio de Tabatinga, no Amazonas.
- Projeto de combate ao trabalho escravo do Mato Grosso terá abrangência nacional.
- Hemocentro de Roraima cadastra novos doadores de medula óssea em evento na Universidade Federal de Roraima.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia, e às 16h30 pela Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local).