Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Indígenas do Tocantins protestam no DF contra PEC 215

A proposta deveria ter sido votada na quarta-feira (03), na Câmara,

Cerca de 50 indígenas do Tocantins estão em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, para protestar por direitos constitucionais. Eles são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 215, que transfere do Poder Executivo para o Legislativo a decisão final sobre demarcação de terra indígena, e, também, contra um projeto de lei que regulamenta o Artigo 231 da Constituição, classificando propriedades rurais como área de relevante interesse público da União.

 

Ouça também:

 

PEC 215 pode ser votada hoje em Comissão Especial

 

A PEC 215 deveria ter sido votada nessa quarta-feira (03) em comissão especial na Câmara, mas foi adiada para a próxima semana.

 

Os índios também protestam contra a indicação da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Os manifestantes montaram uma casa indígena, fizeram danças típicas, competições e artesanatos para simbolizar a rotina de uma aldeia. Usaram, também, uma imagem de Kátia Abreu para a prática de arco e flecha.

 

Os índios vão permanecer em frente ao Palácio do Planalto até às 21 horas, no horário de Brasília, e devem retornar ao Tocantins nesta sexta-feira. Outro grupo indígena deve acompanhar a votação da PEC na próxima semana.

 

Confira, ainda, no Repórter Amazônia desta quinta-feira (04):

 

- Megaoperação de segurança vistoria regiões distantes do Amapá e do Pará.

 

- Unidade de conservação em Rondônia registra 12 espécies de primatas.

 

- Paraense disputa título dos pesos médios no mundial de boxe.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 04/12/2014 - 22:19 e atualizado em 05/12/2014 - 09:11