Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operação da PF combate crimes ambientais em três estados da Amazônia

Entre as práticas apuradas estão fraudes em documentos e desmatamento

A Polícia Federal (PF) informou que as investigações sobre crime ambiental vêm sendo realizadas há seis meses e entre as práticas criminosas apuradas estão fraudes na concessão de autorização de desmatamento e de manejo florestal ou de Documento de Origem Florestal (DOF) e a disponibilidade de créditos florestais fictícios, que permitem o desmatamento e retirada ilegal de madeira de áreas não-documentadas, de terras públicas ou de áreas protegidas.

 

O delegado regional de Crime Organizado, Alan Robson, disse que as ações ilícitas iniciaram em 2011 e o desvio de madeira ilegal chegou ao valor de R$ 35 milhões. Os envolvidos foram conduzidos à sede da PF para prestarem depoimentos.

 

Segundo o delegado, as madeiras ilícitas permaneciam na região de onde foram retiradas. A comprovação foi feita por um sistema usado pelos suspeitos, que são engenheiros florestais, consultores técnicos, servidores públicos de órgãos ambientais, proprietários rurais, donos de serrarias e de madeireiras.

 

O efetivo de Roraima e mais 150 policiais federais de outros estados participaram da Operação Xilógafos, que é uma referência a um inseto que se alimenta de madeira.

 

Confira, ainda, no Repórter Amazônia desta quinta-feira (18):

 

- Moradores do Oiapoque, no Amapá, vão ter documento para poderem transitar em Saint-Georges, na Guiana Francesa.

 

- Acordo busca melhorias para o serviço de ferry-boat entre São Luís e Alcântara, no Maranhão.

 

- Espetáculo de dança aborda o ciclo da vida em Belém.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 18/12/2014 - 22:30 e atualizado em 19/12/2014 - 11:45