Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Comunidades indígenas e negras também resistiram à ditadura, diz comissão

O documento, que aborda impactos da ditadura militar nessas

Os indígenas participaram da resistência à ditadura. Eles também foram massacrados, manipulados e perderam terras e direitos. De acordo com o coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Pedro Dallari, o relatório que vai ser divulgado no próximo dia 10 vai ter um capítulo específico sobre essa questão.

 

Ouça também:

 

OAB cria Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil

 

O integrante do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Egon Heck, considera que a comissão conseguiu esclarecer algumas violações dos direitos dos povos indígenas na época da ditadura. O missionário alerta para a importância da continuidade das investigações, mesmo após o fim das atividades da comissão.

 

Se a CNV avançou ao olhar para indígenas presos e torturados, ela não aprofundou o debate com a população negra. O coordenador Pedro Dallari afirma que não havia uma política contra os negros, mas acredita que eles eram mais torturados. Porém, existiram casos de repressão e de vigilância a integrantes do movimento negro, inclusive contra negros que atuavam na área da música.

 

A dor não tem cor, escolaridade ou poder aquisitivo, mas o movimento negro quer que tudo seja esclarecido, até mesmo a perseguição racial, para que a memória e a verdade façam parte da história.

 

Confira, ainda, no Repórter Amazônia desta quarta-feira (03):

 

- Sobe o número de presos por garimpo ilegal na terra indígena Yanomami.

 

- Moradores de São Félix do Araguaia assistem a pré-estreia do filme "Descalço sobre a Terra Vermelha".

 

- Conservatório Carlos Gomes, em Belém (PA), promove Festival de Música Brasileira.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 03/12/2014 - 22:39 e atualizado em 04/12/2014 - 10:53