Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

RR: governadora nomeia pelo menos 18 parentes para primeiro escalão

Ministério Público analisa as indicações. Entre as nomeações estão uma

Em nota, o Ministério Público (MP) informou que está averiguando os vínculos de parentesco dos nove secretários estaduais e diretores de departamentos de órgãos públicos com a governadora de Roraima, Suely Campos. Somente após a conclusão do estudo, o MP poderá adotar as medidas legais cabíveis.

 

Confira outros destaques da Rádio Nacional da Amazônia

 

Na lista dos nove funcionários nomeados por Suely Campos estão o de sua irmã, Selma Mulinari, como titular da Secretaria de Estado de Educação, duas filhas, cunhados, nora e sobrinhos.

 

Por meio de sua assessoria de imprensa, o governo do estado destacou que as nomeações são legais e não afrontam a Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal (STF). Pela norma, os cargos em questão fazem parte do primeiro escalão do governo, por isso são considerados agentes políticos e não agentes administrativos.

 

O comunicado oficial ressalta, ainda, que os nomes escolhidos seguem os critérios de confiança e capacidade técnica e que aqueles que não cumprirem as metas serão substituídos.

 

Segundo o cientista político Lindemberg Almeida, a contratação de familiares da governadora segue a legislação específica. Para ele, a questão tem mais a ver com moralidade do que com legalidade, porque a medida contradiz o discurso da campanha eleitoral de Suely, que criticava a gestão anterior por se tratar de uma oligarquia.

 

A decisão da primeira mulher a governar Roraima não provocou discussões apenas entre os eleitores e os cientistas políticos. Há poucos dias, o vice-governador, Paulo César Quartiero, escreveu em sua rede social que não participou da transição do governo estadual.

 

Em nota, a assessoria de imprensa do governo de Roraima disse que ele esteve no estado apenas nas cerimônias de diplomação e de posse e que não demonstrou interesse pelo assunto. Outra informação repassada foi de que Quatiero e Suely estiveram reunidos ontem (07) e que ele não mencionou nenhum descontentamento.

 

Confira, ainda, no Repórter Amazônia desta quarta-feira (07):

 

- Pesquisa aponta que o Acre é o estado da Região Norte onde jovens negros têm mais chance de serem mortos.

 

- No Pará, começou o período de defeso do caranguejo-uçá.

 

- Indígena do Amazonas vai integrar equipe brasileira de tiro com arco nas Olimpíadas de 2016.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 07/01/2015 - 22:39 e atualizado em 08/01/2015 - 11:19