520 pessoas foram presas nas rodovias federais do Mato Grosso em 2014. O motivo: embriaguez ao volante. O número representa um aumento de cerca de 40% em relação a 2013. Os dados são da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado.
Confira outras edições do Repórter Amazônia
Pelas regras da Lei Seca, o motorista comete crime quando dirige com índice de álcool no sangue superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Neste caso, a pena é de detenção de seis meses a três anos, multa no valor de R$ 1.915,40 e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição de obter a habilitação.
O superintendente regional da PRF-MT, Arthur Nogueira, afirma que o número elevado de prisões esta relacionado à intensificação do uso do bafômetro nas operações.
Para 2015, a meta da PRF no estado é dobrar o número de testes de bafômetro. Em 2014, foram realizados quase 48 mil procedimentos. Sobre a importância de não dirigir alcoolizado, Arthur deixou um recado aos condutores.
No Repórter Amazônia desta sexta-feira (16), você confere também:
- Vigilantes em greve prejudicam atendimento nas agências bancárias do Tocantins.
- Vistoria constata abandono de prédios históricos em Boa Vista (RR).
- Artesãos do Amazonas são destaque na preparação das escolas de samba de São Paulo.
O Repórter Amazônia é uma produção da equipe de Radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em parceria com a Rede de Rádios Públicas da Amazônia. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, horário de Brasília, nas rádios Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões.