Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Índios Kayapó são recebidos no Palácio do Planalto após protestos

Grupo cobra a renovação do Plano Básico Ambiental sobre o

Cerca de 50 índios da etnia Kayapó se reuniram hoje (02) com o secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos, no Palácio do Planalto. Eles pedem a renovação do Plano Básico Ambiental sobre o asfaltamento da BR-163, na região de Novo Progresso, no Sul do Pará. Os índios reclamam do impactos ambiental causado pelo empreendimento.

 

Confira outras edições do Repórter Amazônia

 

No início da tarde, ele bloquearam a entrada do Planalto, armados com arcos e flechas. O Plano Básico Ambiental tem o objetivo de minimizar e compensar os impactos sobre a terra indígena. Porém, segundo os índios da etnia Kayapó, há um grande desmatamento na região.

 

O representante do grupo, o índio Doto Takak Ire, alegou que eles foram a favor da obra e que receberam os recursos do plano durante cinco anos, mas que agora estão sem assistência. “Fomos a favor da pavimentação da rodovia BR-163 e estávamos recebendo o PBA durante cinco anos. Aí, depois desse tempo, acabou, e não passam mais o recurso”.

 

Durante a reunião, os Kayapós conseguiram agendar um encontro com os ministros da Justiça, Meio Ambiente, Transportes e da Saúde, que será realizado nestas quarta e quinta-feiras.

 

Confira, ainda, no Repórter Amazônia desta segunda-feira (02):

 

- Em Roraima, fiscalização combate comércio ilegal de tartarugas da Amazônia.

- Estacionamento rotativo começa a funcionar em Palmas.

- Em Belém, Aldeia Amazônica recebe preparativos finais para os desfiles de Escolas de Samba.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 02/02/2015 - 22:56 e atualizado em 03/02/2015 - 10:05