Segundo a Agência Acre, o nível do rio Acre atingiu a marca de 18,18 metros às 15 horas da tarde desta terça-feira (03). O centro da capital, Rio Branco, está interditado para veículos de passeio. A quarta ponte também foi fechada hoje.
Confira outras edições do Repórter Amazônia
A Eletrobras Distribuição – Acre decidiu pelo desligamento de rede elétrica de parte do centro. Nos locais interditados só terão acesso ônibus, caminhões de socorro, de transporte de alimentos, segurança pública e veículos que estejam prestando auxílio, devidamente identificados.
A preocupação, agora, é que haja problemas na distribuição e captação de água tratada se o rio atingir 18,20 metros. Se o nível alcançar esse patamar, o Departamento de Pavimentação, Água e Esgoto considera que haverá uma redução significativa na capacidade de armazenamento da Estação de Tratamento de Água na capital.
Por causa da alagação, o ano letivo em Rio Branco foi suspenso, afetando o calendário escolar de 50 mil alunos. A previsão é que as aulas sejam reestabelecidas na próxima segunda-feira (09), o que vai depender do nível do rio até lá.
Até sexta-feira, foi decretado ponto facultativo no estado e no município. Apenas serviços essenciais, como nas áreas de saúde e segurança, serão mantidos, de acordo com a Agência Acre.
Nos abrigos, voluntários tentam dar um pouco de consolo a quem perdeu tudo.
Confira, ainda, no Repórter Amazônia desta terça-feira (03):
- No Tocantins, policiamento é reforçado após ataques a ônibus.
- Castanha do Brasil ajuda na geração de renda de mulheres no Mato Grosso.
- Em Roraima, encenação da Paixão de Cristo em Mucajaí espera atrair turistas de todo país.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia.