Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha alerta sobre os riscos de acidentes com motociclistas em Rondônia

Apenas no período de 31 de julho até a manhã da última segunda-feira

Gabriele Ferreira, de 18 anos, é vítima da imprudência no trânsito em Porto Velho, Rondônia. Ela estava grávida de nove meses e perdeu a criança após uma colisão entre a moto que estava e um carro que atravessou a via preferencial.

 

Os números de acidentes envolvendo motocilistas no estado assustam. De janeiro a julho deste ano foram mais de duas mil ocorrências. Número seis vezes superior ao de colisões envolvendo automóveis no mesmo período.

 

Apenas no período de 31 de julho até a manhã da última segunda-feira (3) ocorreram 55 acidentes com motos na capital. Ninguém morreu.

 

São João II, o maior hospital de urgência e emergência do estado, recebe uma média de 300 motociclistas acidentados por mês. De acordo com o diretor adjunto, Carlos Eduardo Araújo, a gravidade dos pacientes varia.

 

“Tem desde o paciente com leves escoriações até algumas fraturas de membros, braços, pernas; até pacientes mais graves com traumatismo craniano, traumatismos abdominais, traumatismo torácico que precisam muitas vezes de exames mais apurados. Como tomografia, ultrassonografia e por vezes de intervenção cirúrgica não só do ortopedista como do cirurgião geral e muitas vezes do neurocirurgião também."

 

O alto índice de acidentes com motociclistas levou o governo do estado de Rondônia a lançar a campanha Sobreviventes. O foco são os jovens.

 

Fotos e vídeos de vítimas de acidentes de trânsito são usadas para alertar sobre o perigo da imprudência na direção. Como explica o superintendente de comunicação do estado, Benedito Domingues.

" Ele não tem medo de morrer. Ele tem um veículo que se transforma em uma arma, mas tem medo de ficar mutilado. Ele tem medo do trauma, do machucado. A campanha vem neste sentido. Estamos falando com sobreviventes, familiares dos sobreviventes. Pessoas sem uma perna, sem um braço. Pessoas mutiladas. Porque nós entendemos que o choque desperte a comunidade."

 

De acordo com Benedito Domingues, a facilidade de crédito para a compra de veículo em especial as motos, mais baratas, e a imprudência no trânsito são responsáveis pelo elevado número de acidentes.

 

Confira ainda no Repórter Amazônia desta quinta-feira (6): Cerimônia no Teatro Amazonas abre o Ano Olímpico em Manaus; Oiapoque vai receber centro de fronteira para combater o tráfico de mulheres. E mais: Festival de Ópera recebe grandes nomes da música erudita em Belém.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 06/08/2015 - 23:53 e atualizado em 07/08/2015 - 07:49