Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Indígenas protestam contra assassinato e cobram homologações

Grupo pediu mais agilidade em demarcação de terra indígena. Segundo os

Nessa terça-feira (1º) indígenas do Mato Grosso do Sul cobraram do Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento do processo que impede a homologação da terra indígena Ñande ru Marangatu, no Sudoeste do estado. A ação está parada há dez anos. O ministro Gilmar Mendes é o relator do projeto.

 

Cerca de 40 indígenas protestaram em frente a STF, em Brasília. A manifestação ocorreu após o acirramento dos conflitos na região do município de Antônio João. No último sábado (29), o indígena guarani Simião Vilhalva foi assassinado a tiros em confronto com fazendeiros.

Confira também: Ouvintes celebram 38 anos da Nacional da Amazônia

 

Durante o protesto, o professor indígena Rosenildo Guarani denunciou a presença de deputados estaduais e federais que estariam incitando os ataques que ocorreram no fim de semana.

 

Sobre a denúncia de que deputados estariam participando dos conflitos, o deputado federal Paulo Pimenta, do PT do Mato Grosso do Sul, disse que a comissão de Direitos Humanos da Câmara acompanha as investigações da Polícia Federal para que os envolvidos sejam responsabilizados.

 

No Mato Grosso do Sul, a Assembleia Legislativa pretende instaurar uma CPI para investigar entidades e movimentos que apoiam os indígenas no estado.

 

Confira ainda no Repórter Amazônia desta terça-feira (1º): Palmas lança projeto “Setembro sem Fogo”,  para evitar incêndios no período seco; Roraima registra primeiro caso de Febre Zika contraído no estado; arte indígena ganha exposição em shopping de Rio Branco. E mais: Rádio Nacional da Amazônia completa 38 anos.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Indígena é assassinado em área de conflito com fazendeiros no MS

Criado em 02/09/2015 - 10:06 e atualizado em 02/09/2015 - 07:50