Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amazonas é o primeiro estado na região Norte a criar o "Primeira infância"

Programa possui recursos para começar a atuar em 14 municípios

O Amazonas é o primeiro estado na região norte, e o segundo no país, depois do Rio Grande do Sul, a criar um programa voltado para a primeira infância. A iniciativa pretende promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a seis anos meio de políticas públicas integradas entre governo, iniciativa privada, universidades, organizações estrangeiras e da sociedade civil. Para isso, a Assembleia Legislativa do estado aprovou nesta semana a lei que institui o PIA, Programa Primeira Infância Amazonense, que agora aguarda sanção do governador José Melo.

 

A coordenadora Estadual de Saúde da Criança, a psicóloga Katherine Benevides, ressalta que é importante ter um acompanhamento mais focado nessa fase da vida porque é nela que se forma a personalidade e que há maior fixação de informações.

 

“Não se forma só a personalidade, mas toda a questão cognitiva, é uma fase de construção social, de construção mesmo do indivíduo. Muitas vezes o que acontece nessa fase vai ditar quem nós seremos enquanto adultos, a questão da autoestima. E tem algo interessante que já é confirmado: tudo que se aprende nessa fase, se aprende melhor, se fixa melhor e maios rápido. E quanto mais você investe nessa fase da primeira infância, menos você vai precisar investir lá na frente.”

 

Katherine Benevides destaca as principais ações previstas no programa primeira infância amazonense:

“A gente vai tentar garantir a universalização da educação infantil, estimular a oferta de ações e serviços para as famílias com crianças nessa fase da vida que estão em situação de vulnerabilidade, os ribeirinhos, envolver a criança indígena e apoiar outras políticas públicas que já existem no ministério da saúde porque essa política nossa ela já vem de encontro com a política nacional da primeira infância.”

 

A coordenadora informou que o programa já possui recursos para começar a atuar em 14 municípios. A ideia é trabalhar inicialmente com o problema da desnutrição infantil e com o desenvolvimento e crescimento nessa fase de 0 a 6 anos. Para aderir ao PIA, o município deverá assinar um Termo de Cooperação e se comprometer com a gestão municipal do programa.

 

O PIA também pretende fazer um acompanhamento mais próximo das famílias e da comunidade, como já feito por meio do programa piloto primeira infância ribeirinha e que deu bons resultados em três municípios amazonenses.

 

Confira ainda no Repórter Amazônia desta sexta-feira (11): após decisão do STF, secretários de estados terão que decidir se permanecem nos cargos ou se continuam no ministério público; Embrapa Roraima lança novo arroz voltado para a culinária japonesa.



Criado em 11/03/2016 - 22:04 e atualizado em 11/03/2016 - 19:18