Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Um em cada quatro estudantes reprova no início do Ensino Médio

Dado é do do Censo Escolar, divulgado hoje pelo Ministério da Educação

De acordo com  levantamento do Censo Escolar, divulgado hoje pelo Ministério da Educação dos 12 anos que vão da alfabetização até o fim do Ensino Médio, a primeira série do Ensino Médio é a mais difícil. Um em cada 4 estudantes que cursou o primeiro ano em 2014 foi reprovado.

 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explica os motivos que fazem tanta gente repetir o primeiro ano. “Um outro motivo para o baixo rendimento dos estudantes, segundo o MEC, é que muita gente chega ao fim do ciclo de alfabetização, no terceiro ano da educação básica, sem estar completamente alfabetizado. O próprio ministro costuma dizer que quem não aprende a ler, não lê para aprender. Aí, esse estudante vai ter dificuldade para aprender pelo resto da vida”., explica

 

Por isso, o MEC localizou em todo o país 26 mil escolas que atendem 10 mil alunos e concentram 70% daqueles que foram avaliados com alfabetização incompleta. Essas escolas serão prioritárias para uma nova política de educação que vai integrar três programas que já existem: o Mais Educação, que oferece acompanhamento pedagógico aos estudantes; o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, que atende aos alunos do quarto ao nono ano; e o Programa de Bolsa de Iniciação a Docência, que oferece bolsas para quem faz curso de formação de professores e dá aula na rede pública.

 

O Ministério da Educação anunciou outras duas novidades. A primeira delas é a criação de um programa de formação e certificação de diretores de escolas, que deve qualificar 30 mil diretores por ano.
A segunda novidade anunciada é a realização de provas semestrais para certificação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos(EJA). Atualmente, quem faz EJA e quer o diploma do Ensino Médio precisa fazer o Enem. Para o ministro Aloízio Mercadante, o Enem é uma prova pesada demais para quem pretende conseguir o certificado do Ensino Médio, mas não pensa em fazer faculdade ainda.

 

Somente em 2015, 900 mil estudantes que prestaram o Enem queriam apenas esse certificado.

 

As provas semestrais estão previstas para começar já neste ano.

 

Confira ainda, no Repórter Amazônia desta terça-feira, 23: Atlas da Violência aponta aumento da taxa de homicídios no Maranhão; Tocantins lança cartilha sobre as eleições deste ano. E mais: Festival Amazonas de Ópera será retomado em maio.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 22/03/2016 - 22:30 e atualizado em 22/03/2016 - 19:27