Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas decidiram, em sessão na manhã desta terça-feira(7), que os municípios com festas previstas neste período de crise econômica vão ter de dar explicações ao órgão. Será necessário especificar, por exemplo, o valor destinado à contratação de artistas, execução da festa e a fonte pagadora.
Segundo o presidente do Tribunal, o conselheiro Ari Moutinho Júnior, a iniciativa é para evitar o gastos exorbitantes como ocorreu em Presidente Figueiredo. O município investiu mais de R$ 1 milhão na Festa do Cupuaçu.
“Não é de bom tom num momento de crise que estamos passando, o país está passando, e o estado do Amazonas está sentindo muito mais as dificuldades, em virtude de uma redução de receita de mais de 18%, nós termos em um interior pobre como o interior do estado, gastos desproporcionais, diria eu não condizentes com o momento que estamos vivendo”, critica o conselheiro.
Durante a sessão, os conselheiros mencionaram ainda a intenção da prefeitura de Jutaí de pagar quase meio milhão de reais somente para uma dupla sertaneja cantar na Festa da Sardinha em julho.
Ari Moutinho Júnior informou que se antecipou nesse caso, e já notificou a prefeita de Jutaí, Marlene Gonçalves Cardoso. Ela também terá cinco dias para se manifestar. Segundo ele, há relatos de atrasos de salários dos funcionários públicos do município. A reportagem não conseguiu localizar a prefeita.
A relatora das contas da cidade, conselheira Yara Lins do Santos, declarou que esses gastos são injustificáveis no momento e podem comprometer o orçamento do município, que gira em torno de R$ 41 milhões.
Confira ainda, no Repórter Amazônia desta terça-feira(7):
- Pedidos de prisão contra Renan Calheiros, Romero Jucá, José Sarney e Eduardo Cunha repercutem no Senado;
- Passagem da chama olímpica por Palmas provoca alterações no trânsito.
- E ainda: cidade de Xapuri(AC) é reconhecida como centro cultural e ecológico do acre.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.